sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Segundo dia de gravação do documentário sobre a história do Rock em Sorocaba



Ontem entrevistei Mariane (Berlin) Nogueira que foi de uma das primeiras bandas femininas de punk rock do país (a primeira que tenho noticia foram as Mercenárias de SP), e a primeira de Sorocaba com certeza, as Netas da Demência.
As meninas tiveram uma trajetória meteórica pelo underground,  mas muito marcante, em uma época que ser mulher e tocar rock era uma raridade.
As Netas da Demência, organizaram um dos maiores festivais na cidade no começo dos anos 90 no estacionamento do Supertuba, o mercado que fica ao lado da rodoviária agora chamado Paulistão.
Elas ainda protagonizaram varios shows memoráveis na cidade, inclusive ganharam a terceira edição do De Olho no Som que foi um dos mais marcantes festivais musicais na cidade que teve 3 edições, que era realizado no Teatro de Arena , proximo a prefeitura. Diga-se de passagem que fora esses eventos  o Teatro de Arena caiu em um ostracismo que perdura até hoje e eu não consigo compreender os motivos para isso, afinal só foi feita uma peça la depois de mais de dez anos literalmente parado,é um espaço fixo, ja com estrutura e que poderia ser utilizado para varios eventos culturais , bem isso é apenas uma observação de minha parte.


Hoje em dia Mariane e seu irmão Mauricio Nogueira tem um estudio de ensaio e gravação e escola de música na avenida Juscelino kubtchesck, Mariane é musicista profissonal e formada em filosofia e a música faz parte de sua vida e moldou suas escolhas e seus metodos quando dá aula em escolas formais.

Mauricio Nogueira, um menino precoce tocou em sua primeira banda punk os Anarkolatras ( a primeira banda com esse nome em Sorocaba, não confundir com a banda homonima formada no meio dos anos 90 pelo Chakan que sera entrevistado mais pra frente) quando ainda tinha 12 anos de idade, tocou na segunda edição do De Olho no Som, a banda não durou muito tempo, mas o menino aprendeu a tocar guitarra e foi roadie por um bom tempo da banda Netas da Demência de sua irmã. Logo após essa fase junto com o Nuno ele monta uma das bandas referência no Trash/Heavy Metal da cidade a banda Zoltar, que chegou a ser conhecida no cenário nacional e até fora do País.

Mauricio se profissionalizou como músico e depois de passar pelo estúdio Do Ré Mix resolveu utilizar o espaço de sua antiga casa e fez seu próprio estudio musical, o Aquarela.


logo mais novidades sobre o doc

cleiner micceno

3 comentários:

allefuckinglluiah